Afinal, o que significa “Learnability”?

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Se tem uma coisa que aprendemos na pandemia é que tudo pode mudar rapidamente e precisamos estar preparados para essas mudanças. E falando em mudanças, estamos no século XXI, portanto tem muitas novidades por aí! Você está preparado para tudo que está previsto para os próximos anos?

Pois bem, hoje eu vou falar sobre um tema muito atual e importante, uma habilidade que devemos buscar desenvolver, pois é muito valorizada profissionalmente, a “learnability”.

‘Learnability’, uma expressão inglesa, é um conceito formado a partir das palavras ‘aprender’ (to learn) e ‘habilidade’ (ability). Quando traduzimos temos: ‘capacidade de aprender’ ou ‘capacidade de aprendizagem’. Ou seja, refere-se a habilidade de aprender sempre e de se atualizar conforme a demanda do trabalho, por isso é tão valorizada profissionalmente.

Essa habilidade é essencial nos dias atuais, pois estamos vivendo tempos de mudanças rápidas, grandes avanços tecnológicos acontecendo em uma velocidade jamais vista, além de muito conhecimento disponível. Diante desse cenário, precisamos nos adaptar a todas essas novidades para conseguirmos nos manter relevantes no mercado de trabalho.

Quando falamos na ‘capacidade de aprender’, também nos referimos ao planejamento desse aprendizado, pois mediante a grande quantidade de conhecimentos disponíveis atualmente, existe o risco de perdermos o foco, navegarmos em vários assuntos diferentes, em mídias diferentes e conhecimento mesmo, nada. É preciso estabelecer prioridades, manter o foco em alguma habilidade específica que precisamos desenvolver e escolhermos com atenção o melhor meio para termos acesso a esse conhecimento, a relevância da fonte precisa ser levada em consideração na hora da escolha, pois conhecimento exige ‘profundidade’.

Muitas organizações investem em educação e capacitação, mas com a intensificação das mudanças no mercado e na sociedade em geral, para se manter relevante, é fundamental que haja disponibilidade e abertura para aprender constantemente. Inclusive, se abrir para aprendizados em áreas fora da zona de conforto, pois as inovações acontecem muitas vezes quando existe uma junção de conhecimentos advindos de áreas diferentes. Você pega conhecimentos na área da educação, por exemplo, e junta com tecnologia, o que temos? Jogos, aplicativos, plataformas de aprendizagem etc.

Entenda, o aprendizado ao longo da vida não é uma tendência, mas um imperativo para os tempos atuais!

É necessário que tanto as organizações como as pessoas aprendam a trabalhar com agilidade para resolver problemas complexos de nossa sociedade atual; as relações de confiança e a colaboração são essenciais; uma gestão humanizada e que visa o desenvolvimento integral do sujeito é o que manterá a organização relevante neste mercado cada dia mais competitivo.

E para finalizar, não podemos esquecer das capacidades socioemocionais, que também precisam estar sempre em nosso planejamento de aprendizado constante. A empatia, a habilidade de trabalhar em equipe e administrar o tempo e adaptabilidade, estão em alta, são as capacidades chamadas de soft skills, que apesar de não pertencerem ao núcleo técnico e formal do aprendizado, estão cada vez mais sendo exigidas dos profissionais.

Texto de: Cristiane Saraguci

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora