
Um dos grandes aprendizados que obtive nos meus 45 anos de vida é que a autorresponsabilidade é o melhor caminho para gerar as mudanças que desejo na minha vida. Por isso trouxe esse tema para vocês. A autorresponsabilidade é um dos segredos para assumir as rédeas de sua vida e tará-la das mãos dos outros ou das circunstâncias.
Dentro dessa perspectiva, se você não está feliz com seus resultados, reconheça o que está errado e redirecione de forma autorresponsável, objetiva e consciente.
Então autorresponsabilidade é isso? Sim, é a capacidade racional e emocional de trazer para si toda a responsabilidade pelo que acontece em sua vida, por mais inexplicável que pareça, por mais que você tenha a sensação que não está no seu controle e nas suas mãos.
Os seus comportamentos, pensamentos e sentimentos estão ajudando a criar a sua realidade, pois bons pensamentos e sentimentos estruturam suas crenças. E lembre-se que suas escolhas sempre terão consequências.
Um fato importante é que, como tudo na vida, acreditar ou não em alguma coisa é uma questão de escolha. Portanto, acreditar que você é o responsável pela vida que tem levado, também é um questão de escolha. Assim como o inverso também é uma escolha, acreditar que as coisas acontecem de forma aleatória, que você é vítima ou prisioneiro do seu destino e que você não controla nada. A escolha é sua!
O que eu posso afirmar, com base nas minhas próprias experiências de vida, é que, particularmente, eu acredito que a minha realidade é fruto das minhas palavras, comportamentos e/ou pensamentos. Ou seja, o que nós comunicamos, pensamos e sentimos geram resultados ao nosso redor, em outras palavras, trazemos a existência o que ainda não existe, mesmo que inconscientemente.
Quando entendemos esse conceito, as coisas ficam mais fáceis, inclusive errar acaba sendo menos doloroso, pois encaramos eles como aprendizados. Essa é a mentalidade de pessoas de sucesso. Passamos a não culpar as circunstâncias, as outras pessoas, Deus ou o destino. Passamos a falar, pensar e nos comportar de maneira diferente.
Poucos são os que reconhecem seus erros, concordam? Reconhecer nossos erros exige maturidade e é uma possibilidade de aprendizado. Preste atenção em suas falas e de outras pessoas, perceberá como é comum que a responsabilidade esteja sempre em algum outro lugar, mas dificilmente em si mesmo.
Pessoas que estão habituadas a não assumirem a responsabilidade, quando são demitidas, por exemplo, dirão que houve um corte na empresa e que teveram o “azar” de fazer parte dele, ou que estavam sendo perseguidas pelo seu superior entre outros. Lembro de uma supervisora que tive e ela dizia para não darmos motivo para que lembrasse nossos nomes quando a empresa pedisse que cortasse algumas pessoas, ou seja, sempre daremos algum motivo, é nossa responsabilidade.
Sendo assim, finalizo este artigo trazendo para você algumas dicas que podem ajuda-lo a desenvolver sua autorresponsabilidade:
- Se for criticar alguém, cale-se;
- Se for reclamar das circunstâncias, ajude dando sugestões;
- Não busque culpados, busque soluções;
- Não se faça de vítima, assuma uma postura de vencedor;
- Não justifique seus erros, aprenda com eles;
- Quando for julgar alguém, julgue a ATITUDE dessa pessoa e não “a pessoa”.
Se você conseguir transformar essas essas dicas em práticas diárias, com o tempo elas se tornarão hábitos e você começará a perceber tantas mudanças em si mesmo que uma nova pessoa surgirá, e como resultado novas oportunidades e possibilidades baterão em sua porta.
