Etapas do processo de aprendizagem

https://pixabay.com/pt/vectors/adulto-idade-beb%c3%aa-filho-morte-2028245/

O que você entende por aprendizagem? É quando você decora algum conteúdo? Ou quando você pratica o que foi passado? Bom, o processo de aprendizagem é muito mais complexo do que esses exemplos citados. Um dos grandes nomes quando o assunto é aprendizagem é Jean Piaget, é simplesmente impossível falar no assunto sem lembrar desse grande biólogo, psicólogo e epistemológico suíço, pois ele estudou profundamente as etapas do desenvolvimento humano.

Para Piaget a interação entre o indivíduo e o ambiente é responsável pela formação do conhecimento humano. Em seus estudos ele constatou que a criança vivencia diferentes fases durante seu desenvolvimento e assim vai adquirindo habilidades que são fundamentais para sua vida, como o pensamento e a linguagem.

Uma das avaliações que fazemos quando recebemos alguma criança com dificuldade de aprendizagem é identificar em qual fase ela se encontra, isso porque existem os marcos de desenvolvimento e para que a criança passe para a próxima fase é necessário que ela conclua a fase anterior, essas fases correspondem a maturação cerebral da criança, ou seja, o que ela é capaz de realizar naquele momento. Por isso não se deve criar expectativa e esperar das crianças determinados comportamentos que ela não consegue muitas vezes compreender devido seu estágio de desenvolvimento.

Segundo Piaget as fases de desenvolvimento são:

  • Estágio sensório-motor (0-2 anos): o campo sensorial é o que rege a criança nesta fase, ela pega os objetivos na mão e joga no chão para ver o efeito provocado no ambiente, ela também considera o que está em seu campo de visão e gosta de explorar seu corpo e ambiente.
  • Estágio pré-operatório (2-7 anos): aqui inicia-se o pensamento representativo da realidade em que está inserida, ela apresenta comportamento egocêntrico (não tem relação com a personalidade, apenas faz parte dessa fase),  dá um salto no desenvolvimento da fala e no seu desempenho cognitivo. Nesta fase começa a desenvolver o pensamento lógico, porém a criança ainda não é capaz de fazer julgamentos de situações diversas ou discernir entre certo e errado.
  • Estágio pré-operatório concreto (7-12 anos): nesta fase a criança já apresenta capacidade de manipular mentalmente as representações e experiências. É nesta fase que podemos observar o desenvolvimento moral da criança, pois ela já consegue discernir entre certo e errado. Agora sim as noções de regras passam a fazer mais sentido pra ela. Porém ela ainda não tem habilidade para compreender conceitos abstratos.
  • Estágio pré-operatório formal (12 anos): a última etapa do processo de aprendizagem é marcada pela capacidade do pré-adolescente em fazer representações abstratas e com conceitos que não utilizam formas físicas. Nesta fase eles começam a ter compreensão das experiências vividas por outras pessoas, ou seja, passa a entender o ponto de vista do outro.

No artigo anterior eu falei sobre a importância de simplificarmos a infância e o assunto de hoje vai de encontro com ele, pois como você pode perceber existem marcos biológicos no nosso desenvolvimento, é a natureza em sua perfeição, assim como as sementes passam por fazes até atingir seu ápice no processo de desenvolvimento, nós seres humanos também temos o nosso tempo, precisamos aprender a respeitar isso.

Agora, caso você perceba um atraso visível no desenvolvimento do seu filho, busque ajuda profissional e peça uma avaliação, pois quanto antes iniciarem as intervenções melhor a criança irá se desenvolver.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora